5 dicas para a alimentação na primavera

O que comemos deve refletir a estação do ano. É uma regra simples, que a nossa avó já sabia, e que pode garantir uma alimentação saudável o ano inteiro. Como a primavera é a estação das flores e da leveza, nada mais lógico do que inserir a mesma ideia nas receitas desta época.

Os alimentos leves são os mais indicados nos dias quentes. Isso porque nosso organismo precisa de menos calorias para manter a temperatura corporal equilibrada. Mas que alimentos são esses? E como consumir os nutrientes necessários para não faltar nada na sua dieta de primavera?

Selecionamos 5 dicas para fazer a sua primavera mais saudável e saborosa.

1. Faça saladas de frutas de primavera

Uma dieta baseada em frutas pode prevenir doenças, ajudar a reduzir os níveis de colesterol e controlar a pressão arterial. O consumo de porções equilibradas durante o dia acelera a reposição adequada de nutrientes, tornando o metabolismo mais ágil e eficiente em função das fibras.

Algumas das frutas da primavera são manga, maçã, acerola, ameixa, frutas vermelhas (morango, framboesa, amora), banana e mamão. Elas fazem uma boa combinação de sabor e de benefícios para a sua saúde. Confira alguns:

  • Morango: rico em vitamina C, ácido fólico e minerais, combate o envelhecimento da pele. Também ajuda a combater a retenção de líquidos e combater inflamações.
  • Manga: por possuir antioxidantes e fibras solúveis, ajuda no controle da pressão arterial. Também combate a prisão de ventre e melhora a digestão.
  • Banana: grande fonte de potássio e vitamina B, ideal para baixar a pressão arterial e acalmar o sistema nervoso.
  • Mamão: rico em antioxidantes, ácido fólico e ácido pantotênico. Ajuda a prevenir enjoos e proteger contra doenças cardíacas.

2. Seja criativo no preparo das saladas

O consumo de saladas ajuda no funcionamento do intestino. Elas são ricas em fibras, minerais e nutrientes e possuem baixo teor calórico. Além de serem fáceis de preparar, proporcionam fácil digestão e são excelentes fontes de antioxidantes.

Para fugir da rotina do alface e tomate de sempre, inserir grãos na salada, como o grão de bico e a lentilha, proporciona fibras e proteínas extras. O grão de bico, por exemplo, é conhecido como o grão da felicidade. Ele é rico em triptofano, um aminoácido responsável por produzir bem-estar e prazer. Combinado a isso, ele estufa menos, então acaba sendo mais prazeroso que os outros grãos.

Nada melhor para manter o ânimo durante todo os longos dias da primavera, certo?

3. Diversifique a hidratação com sucos e água de coco

Uma vez que transpiramos mais durante os dias quentes, nosso corpo necessita mais de água. Consumir líquidos de forma regular  ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde.

Água é sempre essencial. Mas aproveite para diversificar os líquidos também, e assim tornar essa hidratação mais prazerosa. Uma boa ideia é apostar nos sucos de frutas da estação e na água de coco, que é pouco calórica e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por ser importante fonte de vitamina C.

4. Um café da manhã reforçado para a volta do exercício físico diário

O café da manhã ajuda a repor a energia gasta durante o sono e prepara o corpo para a enfrentar a rotina diária. Ele se torna ainda mais importante nessa época, em que preparamos o corpo para o verão e voltamos a nos exercitar com maior frequência.

Faça uma refeição equilibrada e saborosa para as manhãs. Isso não só ajuda o corpo, mas também o ânimo. É o momento de ingerir muitas vitaminas e fibras, que o corpo terá tempo de digerir ao longo do dia.

Por isso, aposte em muitas frutas e nozes, que podem ser a alternativa mais prática e saudável. As nozes pecan, por exemplo, ajuda a controlar o apetite, além de serem ricas em antioxidantes, gorduras boas e fibras.

5. Uma estação colorida merece pratos coloridos

Todos já ouvimos que quanto mais colorido o prato estiver, mais saudável ele estará. O ditado deve ter surgido por causa dos legumes, muito coloridos e cheios de nutrientes. Os legumes que encontramos com mais frequência durante a primavera são, entre outros, a berinjela, a abóbora e a beterraba.

Conheça os benefícios dos legumes de primavera e escolha a melhor combinação para o seu paladar:

  • Berinjela: fonte intensa de ferro e fósforo, é importante no processo de coagulação do sangue.
  • Abóbora: versátil por ser usado em receitas doces ou salgadas. Tem vitaminas A, B, C, E e K, além de ferro, cálcio, magnésio e zinco.
  • Beterraba: rico em vitamina C e elevada taxa de ferro, é um dos legumes mais indicados no controle de hipertensão.

Claro que os dias lindos e agradáveis deixam a tarefa de cuidar da saúde mais fácil. Aproveite a primavera para começar a estabelecer uma rotina saudável e cuidar do corpo por meio da alimentação e de exercícios físicos.

Voltar