Nozes ajudam no controle do apetite e na escolha de alimentos saudáveis

Mais uma boa notícia para os amantes desse snack saudável. Além de conter propriedades antioxidantes, fibras e inúmeros minerais, as nozes ajudam a controlar o apetite. Trata-se de uma pesquisa feita por endocrinologistas do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), nos Estados Unidos, que demonstrou que o fruto tem impacto neurocognitivo. Ou seja, além de fornecer sensação de saciedade, ele ativa uma área do cérebro associada à regulação da fome e do desejo.

O estudo foi feito com dez participantes. Metade recebeu um smoothie com nozes e outra metade somente com um placebo, ou seja, uma essência da noz. Após beberem o smoothie, todos os participantes passaram por uma ressonância magnética enquanto eram expostos a fotos de alimentos apetitosos, como hambúrgueres e sobremesas.

O resultado mostrou que, quando tomavam o smoothie com nozes, a atividade na ínsula, região do cérebro responsável por controlar o impulso e o apetite, era maior.

A área da ínsula é responsável pelo controle cognitivo, o que significa que os participantes estavam prestando mais atenção às opções de alimentos, selecionando as menos desejáveis ou as opções mais saudáveis em detrimento das mais desejáveis e menos saudáveis.

Portanto, além de reduzir nosso desejo por comer, a noz aumenta o nosso controle mental. O que, por sua vez, favorece a escolha de opções saudáveis.

"Normalmente não pensamos sobre como o que comemos impacta a atividade do nosso cérebro. Sabemos que as pessoas se reportam satisfeitas após comerem nozes, mas foi surpreendente ver a evidência da atividade mudando no cérebro relacionada à comida", diz a autora do estudo Olivia M Farr.

O smoothie, porém, continha 48 gramas de nozes, quantidade recomendada pela Associação Americana do Diabetes (ADA). A noz é um snack saudável e muito prático, mas é importante lembrar que mesmo o melhor alimento precisa ser consumido com moderação.

Conheça nossas opções de nozes pecan para começar a inserir o alimento na sua dieta.

Voltar