Por que comer grão de bico faz qualquer um mais feliz?

E como é simples e prático inserir o grão de bico na rotina. O grão de bico é pouco usado na cozinha brasileira. Além de fonte de proteína vegetal muito rica, é conhecido por ser o grão da felicidade. Mas por que essa maravilha da cozinha, tão saudável e prática de consumir, não disputa o lugar do feijão na cozinha?

Se é por falta de conhecimento dos seus benefícios ou de ideias para combinar no prato, trazemos algumas dicas da nutricionista Vera Lisboa. Por que ele é bom para a saúde e como inserir no cardápio?

Saiba por que comer e como fazer grão de bico.

Quais os principais benefícios do grão de bico?

Dra Vera Lisboa: O grão de bico é uma das principais fontes de proteína vegetal, somente contando com menos aminoácidos do que a carne. É muito rico em vitaminas do complexo B, principalmente B6. São as vitaminas mais importantes para o sistema neuronal presentes também em leguminosas como feijão, lentilha e ervilha. Ela somente não conta com a B12, própria da proteína animal.

Também conta com ácido fólico, que é um estimulante da função do ferro, e muito rico em fibra. Além disso, é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, uma ótima opção para comer antes de atividades físicas, porque dá muita força, além de gerar bem-estar. Outro ponto importante é que esta é uma das melhores fontes de cálcio. Entre as leguminosas, também é a que tem mais potássio, magnésio e vitamina K. São inúmeros os benefícios, mas é um alimento ainda pouco utilizado.

Ele é pouco conhecido, mas tem uma gama imensa de usos, certo?

Dra Vera Lisboa: São muitas as opções de uso do grão de bico, tanto na parte de saladas como na de cozidos. Fazer o grão de bico como fazemos o feijão é tão saboroso quanto, mas falta costume. As pessoas têm um grave problema de fazer o mesmo grão todos os dias, como o clássico arroz e feijão. O certo é fazer um rodízio, variando sempre o grão e o carboidrato. Mas falta hábito e propaganda dessas opções..

Quais as melhores combinações para fazer com o grão de bico?

Dra Vera Lisboa: Ele é melhor combinado com cítricos. A vitamina C potencializa suas funções. É possível fazer um vinagrete ou inserir o limão em saladas, por exemplo. O pimentão também é um exemplo de ótima combinação, além da cebola e do hortelã, como usado na comida árabe. É possível inclusive fazer leite vegetal, assim como se faz o leite de soja. Mas é preciso deixar de molho e trocar a água três vezes, assim como usar a manjerona e a erva doce, para evitar a produção de gases.

Por que o grão de bico é o grão da felicidade?

Dra Vera Lisboa: É rico em triptofano, um aminoácido responsável por produzir bem-estar e prazer. Por isso a sensação de felicidade. Também se deve ao fato de ele dar sensação de saciedade. Gerar saciedade associado ao triptofano dá sensação de prazer intensa. Combinado a isso, ele estufa menos, então acaba sendo mais prazeroso que os outros grãos. Algumas pessoas acham o grão de bico um pouco indigesto, por isso a importância de associá-lo com a vitamina C.